quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Motores elétricos

Motor de corrente contínua


O motor CC é constituído por circuito indutor, circuito induzido e circuito magnético.
Sendo constituído por elementos fixos e moveis, dá-se o nome de estator a parte fixa do motor e o nome rotor a parte móvel do mesmo. No caso do motor CC o circuito indutor encontra – se no estator e o circuito induzido no rotor.
O circuito induzido é constituído por um enrolamento envolvendo um núcleo ferromagnético laminado, isto é, dividido em chapas entre si.
Constituição. Dínamo: princípio de funcionamento; tipos de excitação; curvas características; potência e rendimento. Motor de corrente contínua: tipos de excitação; curvas características; potência e rendimento.



    O que faz girar o rotor do motor elétrico?


O rotor do motor precisa de um torque para iniciar o seu giro. Este torque (momento) normalmente é produzido por forças magnéticas desenvolvidas entre os pólos magnéticos do rotor e aqueles do estator. Forças de atração ou de repulsão, desenvolvidas entre estator e rotor, puxam ou empurram os pólos móveis do rotor, produzindo torques, que fazem o rotor girar mais e mais rapidamente, até que os atritos ou cargas ligadas ao eixo reduzam o torque resultante ao valor ‘zero’. Após esse ponto, o rotor passa a girar com velocidade angular constante. Tanto o rotor como o estator do motor devem ser ‘magnéticos’, pois são essas forças entre pólos que produzem o torque necessário para fazer o rotor girar.

Todavia, mesmo que ímãs permanentes sejam frequentemente usados, principalmente em pequenos motores, pelo menos alguns dos ‘ímãs’ de um motor devem ser ‘eletroímãs’.

Um motor não pode funcionar se for construído exclusivamente com ímãs permanentes! Isso é fácil de perceber pois, não só não haverá o torque inicial para ‘disparar’ o movimento, se eles já estiverem em suas posições de equilíbrio, como apenas oscilarão, em torno dessa posição, se receberem um empurrão externo inicial.

_________________________________________________________________________________


Motor de corrente alternada

    São dois os tipos mais empregados:


- Motores síncronos;
- Motores assíncronos ou de indução.

    Rotação dos motores


O número de rotações dos motores de corrente alternada e a formação do campo girante dependem:
- Da freqüência f do sistema que fornece energia elétrica. No Brasil, a legislação pertinente estabeleceu a freqüência 60 hertz.
- Do numero de pólos do motor. A rotação síncrona de um motor em RPM é o numero de rotações com que, para dados valores do número de pólos e da freqüência, ele é suscetível de girar chamado de p o número de pólos do motor, teremos:
n = 120f / p
Assim, teremos, quando f for igual a 60 hertz.




Nenhum comentário:

Postar um comentário